quinta-feira, 9 de junho de 2022

Covid-19, ainda é um fator desconhecido para a ciência ?

Que a Covid-19 surgiu inesperadamente se alastrando por todo o globo, não é segredo para nenhum ser humano! que ela fez inúmeras vitimas e dizimou famílias inteiras, também não! que o mundo enfrentou uma dura crise em todos os setores, principalmente na saúde e na economia, diga se de passagem que as perdas também atingiram o agronegócio, o setor industrial, sacudiu a economia dos países, alta na inflação, entre outros, isso também é inegável.

O surgimento de vacinas, que mesmo sem ter uma comprovação de eficácia de cem por cento no combate ao vírus, fez surgir uma esperança para o salvamento de muitas vidas, isso aliado a diversas condições básicas impostas para o cidadão ao menos prevenir a contaminação do seu organismo em larga escala, vale ressaltar que o numero de infectados esteve em altíssimos patamares, cientistas e estudiosos acreditam que com a aderência da população ao calendário vacinal houve uma mudança significativa.

Os hospitais e postos de saúde recebem cada dia menos pacientes, não que o mal tenha sido extirpado, o comercio voltou ao seu funcionamento bem como outras atividades, todavia há uma questão que preocupa as autoridades em saúde: Quais as sequelas deixadas pelo vírus no organismo de quem já apresentou quadro infeccioso por uma, duas ou mais vezes? esse ponto ainda precisa ser respondido pela ciência, haja vista que quem já teve esse problema apresentam os mais diversos quadros que podem ou não ser sequelas do vírus, exemplo disso é o que vem sofrendo a cantora Joelma, ex-vocalista da Banda Calipso. acompanhe aqui matéria do G1 que trata da situação:  

A cantora Joelma, considerada uma das maiores performers do Brasil, precisou cancelar shows nas cidades de Alvorada (TO), São Desidério (BA) e Cordeirópolis (SP), que iria se apresentar neste fim de semana.

A cantora foi diagnosticada com um quadro de esofagite, gastrite e um edema em seus exames, que de acordo com os médicos, são sequelas possivelmente decorrentes da infecção por Covid-19, vírus que a Joelma já foi infectada por quatro vezes. 

Joelma precisou ser internada na última terça-feira (7), para realizar exames sobre o inchaço no rosto que vem sofrendo como sequela da Covid-19. Joelma preocupou os fãs durante show na última semana ao surgir com o rosto inchado em Parauapebas, no Pará. 

A equipe da cantora informou em nota que durante a internação, Joelma apresentou uma melhora significativa do quadro de edema que a cantora apresentou e se recupera bem, com previsão de alta hospitalar para este final de semana.

A equipe médica da cantora afirmou que a cantora deverá permanecer em repouso em casa por sete dias, por isso, a necessidade do cancelamento da agenda de shows, realizando uma alimentação balanceada e adequada ao quadro de Joelma, e cuidados médicos necessários para sua recuperação. 

Voltando ao relato do Blog, é preciso que as pessoas se conscientizem de que o vírus ainda está ativo e  continua fazendo suas vitimas, não com a mesma intensidade avassaladora de antes, porem ainda com a mesma carga de perigo. é necessário que os cuidados sejam tomados na mesma proporção de antes, que o cidadão proceda a higienização das mãos, o uso de máscaras, evitar aglomerações e proceder o distanciamento, infelizmente para muitos isso já virou utopia, podendo ser estas falhas e excesso de confiança um dos maiores contribuintes para o numero de pessoas que estão apresentando quadro infeccioso por conta da Covid-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário